Introdução
A ansiedade é um transtorno comum em
crianças e jovens e está associada às áreas de preocupação desses
indivíduos, que incluem a saúde, escola, desastres e danos pessoais,
sendo as preocupações mais frequentes aquelas relativas às amizades, aos
colegas de aula, à escola, à saúde e ao desempenho.
Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo analisar o manejo clínico da ansiedade infanto-juvenil.
Metodologia:
foi realizada uma resenha da obra “Ansiedade: terapia
cognitivo-comportamental para crianças e jovens” de autoria de Paul
Stallard.
Considerações: O autor aborda a temática
ansiedade a partir de sua definição básica, seus efeitos e processos
disfuncionais, bem como sinaliza tratar-se de um transtorno comum a
crianças e jovens. Ao longo da obra, o autor reconhece a importância da
motivação da criança em mudar suas cognições em relação ao problema
enfrentado, pois só assim, ela investirá em um processo ativo de
mudança, caso contrário, sentimentos de insegurança e ambivalência podem
dificultar o tratamento. Ressalta ainda, uma explicação do modelo
cognitivo básico da ansiedade e a aplicação da terapia
cognitivo-comportamental (TCC), que envolve três domínios centrais,
sendo eles o cognitivo, emocional e comportamental e realça a
importância da relação entre eles. De maneira bem objetiva expõe a
formulação do problema, além de oferecer a hipótese clínica de forma
explícita, determina ainda o plano de tratamento também. A presente obra
apresenta um material de apoio embasado em metodologias científicas de
atuação clínica profissional, através da terapia
cognitivo-comportamental, demonstra clareza na apresentação do tema, bem
como pluralidade no seu aprofundamento. Logo, aos profissionais que
destinam depreender conhecimentos específicos voltados para o
público-alvo clínico infanto-juvenil a obra apresenta esta conexão de
forma evidente. O estudo notabiliza-se em oferecer sugestões de técnicas
da TCC para atendimento de crianças e jovens com sintomatologia de
ordem ansiogênica, isto é, apresenta detalhes do tratamento, exemplos de
casos clínicos e tarefas de aprendizagem. Tais técnicas caracterizam-se
por sua fácil aplicação, com possibilidade de adaptação de acordo com a
necessidade e individualidade de cada paciente. Vale ressaltar que a
obra não trata de um passo a passo que deve ser seguido à risca, e sim
cumpre a função de subsidiar o atendimento infantil com estratégias que
possam potencializar os efeitos clínicos adaptativos, tornando o
atendimento mais eficaz.
Artigo disponível em: http://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/498
Nilson Antonio da Silva - Psicólogo clínico CRP 04/55784, atua na abordagem Terapia Cognitivo-comportamental com crianças, adolescentes e adultos. Especialista em gestão de pessoas no setor público. Pós-graduando em Terapia Cognitivo comportamental. Pós-graduando em Neuropsicologia. Atendimentos online e presencial.
Contato: nilsonsilvapsicologo@gmail.com